Benefícios de crescer com um cãozinho
– Reduz o risco de desenvolver asma
De acordo com estudos, uma criança não desenvolve asma se tiver um pet. Apesar de os cientistas não saberem corretamente como isso funciona, a exposição aos pelos de cães e gatos fortalece os pulmões e mantém a passagem de ar obstruída.
– Reduz a solidão
Dado que a criança passa a ter um amigo constante com quem pode conversar e soltar a imaginação, ter um pet traz o sentimento de companhia. Assim, consequentemente, reduz a solidão e a criança sabe que tem alguém para brincar, conversar, correr e ter uma rotina junto.
– Reduz a ansiedade
Com um pet de estimação a criança pode conversar sobre a escola, as pressões do dia a dia e assuntos que causam ansiedade. E além de não se sentir sozinho, ela vai perceber que pode contar com o cãozinho e sempre terá alguém com quem conversar. Ou seja, com o tempo, sentem-se melhor e minimizam o estresse e ansiedade.
– Ensina empatia
Ao saber como cuidar de cachorro filhote, a criança acaba aprendendo também sobre empatia e o ato de compartilhar. Isso porque, quando tem um cãozinho, ela passa a dividir seus pertences sem o pet ter que pedir.
– Traz autoconfiança
A criança trata o cachorro como humano, ou seja, conversa, brinca, acaricia e, inclusive, briga com o pet como se fosse um humano. E o desenvolvimento dessa exibição de sentimentos sem medo de ser julgado tem um papel significativo no desenvolvimento do pequeno.