É Possível Acostumar Gato e Cachorro Juntos?
O trabalho de aproximação deve começar sempre em casa, pelo tutor, se você quer que ambos não se agridam, pare desde já de achar ou mesmo estimular o conflito entre as duas espécies. Mesmo que sem querer, às vezes contribuímos para isso. Incentive a união e amizade.
Por fim, basta tomar certos cuidados se os dois bichinhos nunca se viram ou não conviveram antes. Não há como saber se vão se estranhar ou não devido. Assim, treine também a sua percepção e siga aos poucos no caminho da conciliação dos seus pets (e veja algumas dicas abaixo!).
Duas dicas básicas:
- Se o cachorro ameaçar atacar o gato assim que o vir, pegue a coleira e dê algo a ele que possa entretê-lo. Isso ajuda a desviar a atenção do gato. Depois disso, solte o gato e deixe-o andar numa distância segura com relação à do cão. Se a agressividade canina persistir, dê umas puxadas na coleira, a fim de sinalizar ao animal que ele não deve latir ou atacar o gato;
- Ao observar que o cachorro obedece às puxadas de coleira, dê uma recompensa a ele (um petisco ou frases de incentivo, como “bom garoto”). Veja, gradativamente, como a aproximação do gato vai se delineando a partir da tomada de percepção do cão. A intenção aqui é fazer com que a presença de um não interfira no estado de humor do outro.
Esperamos que essa amizade nasça em seu lar! E recomendamos, sempre, que busque um especialista comportamental para te auxiliar no processo!